sábado, 15 de novembro de 2008

PRONÚNCIA DO NOME GAGLIANICO.

Havia uma dúvida quanto à pronúncia correta do nome da comuna (cidade) de onde vieram os Piantinos que se radicaram em Passos, MG: a sílaba tônica era no (ni), Galhia(ni)co, ou no segundo (a), Galhi(á)nico, com o “a” aberto.

Se não me falha a memória, meu avô Joaquim Piantino, (Gioacchino Piantino no original) que faleceu quando eu tinha 18 anos, pronunciava galhia(ni)co, com a sílaba tônica no (ni). Meu pai, Jocílio Piantino, também. Talvez por influência do dialeto local.

Recentemente, dois italianos, conhecedores da língua culta, garantiram que a pronúncia correta é a segunda. Dou a mão à palmatória, desconfiando de minha memória, e passo a usá-la; GALHI(Á)NICO.

OS SOBRENOMES MAIS COMUNS EM GAGLIANICO.

Na ordem decrescente de quantidade de pessoas com determinado sobrenome, estão relacionados abaixo os dez mais comuns encontrados na Comuna de Gaglianico, Itália.

1 - Quaregna;

2 - Mussone;

3 - Borri;

4 - Quiocchetti;

5 - Mosca;

6 - Lanza;

7 - Piantino;

8 - Antonello;

9 - Garizio;

10 - Busancano.

Os três primeiros sobrenomes estão ligados à família Piantino:

1 - Quaregna (pronuncia-se Quarenha) é o sobrenome de Tia Pinota (Giuseppa Quaregna Piantino), casada com Giuseppe Piantino, o único dos filhos do patriarca Giovanni Piantino casado na Itália.

2 - Mussone, sobrenome da esposa do Ezio Piantino, já citado neste Blog, que correspondia com meu pai, Jocílio Piantino.

3 - Borri, sobrenome da esposa do patriarca Giovanni Piantino, Teresa Borri Piantino, minha bisavó.

(Fonte: Google).