sábado, 3 de fevereiro de 2007

SAVAGNASCO (Fraz. di Gaglianico, BI).


Acima cópia da carta enviada por Ezio Piantino (clicar para ampliar), filho de um sobrinho do patriarca Giovanni Piantino, ao meu pai Jocílio Piantino em 11 de janeiro de 1977.

Anexada à citada carta Ezio Piantino enviou uma foto de Gaglianico mostrando a posição de sua casa (Esta foto foi cedida por mim à Prefeitura de Passos e faz parte do Álbum da Família Piantino).

Num dos trechos da carta (sublinhado em amarelo) Ezio Piantino informa (tradução macarrônica, aliás muito apropriada, porque estamos falando de italianos, feita pelo responsável por este blog): "Atrás de minha casa se localiza o distrito de Savagnasco, (Fraz. di Gaglianico) local de nascimento de seus (do meu pai) antepassados e dos nossos (dele Ezio) também".

Uma outra foto do citado Álbum mostra a casa do patriarca Giovanni Piantino localizada em Savagnasco. Donde se conclui que todos os nossos antepassados nascidos na Itália nasceram e moraram em Savagnasco, distrito de Gaglianico.

Do exposto dá pra imaginar a coragem dessa família ao sair de uma pequenina comunidade escondida aos pés dos Alpes italianos para vir para um país desconhecido falando uma língua diferente e desconhecida.

(A história da vinda da família de Giovanni Piantino ainda está sendo pesquisada, mas já se pode adiantar que vieram em três levas: na primeira só veio o Carlos (Carlo Luigi), na segunda Giuseppe (José) e Gioachino (Joaquim), meu avô então com 14 anos de idade, e na terceira e última, o restante da família diretamente para Passos. E também que não vieram como imigrantes contratados para trabalhar nas fazendas de café, portanto não passaram pela Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo, o que dificulta a pesquisa).

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

GAGLIANICO E SUA HISTÓRIA


Origem do Nome.

O nome Gaglianico tem uma origem incerta.

Alguns acham que o nome se originou da presença na região de populações Celtas, por causa da semelhança do nome com algumas palavras da língua deste povo que ocupou a Itália, chegando até Roma, no século IV a.C.

Outros defendem que o nome Gaglianico vem do nome romano Gallianus.

Documentos antigos mostram vários nomes pelos quais a atual comuna de Gaglianico era conhecida: Galianicum, Gallanico, Galanitum, Gallianicum, Gaianicum, Gaglianicum, Gaianì.

Fundação.

A época da fundação é desconhecida. O primeiro documento que cita o nome de Gaglianico é um certificado emitido pelo Imperador Ottone III no ano de 988 (Século X).

Instituição da Comuna.

Existe menção à “Casa del Consiglio” (semelhante a uma Câmara de Vereadores, mas com atribuições Legislativas e Executivas) em documentos da metade do século XVIII.

Número de habitantes de Gaglianico no início do século XX.

Pelo censo de 1901, portanto 10 anos após a emigração do primeiro Piantino de nossa família, Gaglianico tinha 1.059 habitantes.

Frazioni del Comune.

A Frazione de uma comuna na Itália equivale aos nossos Distritos, que são divisões administrativas dos Municípios.

Gaglianico tem uma Frazione, que é identificada como “Savagnasco, fraz. de Gaglianico, BI”. Guardem bem este nome, SAVAGNASCO (pronuncia-se Savanhasco), porque ele é muito importante para nós descendentes de Giovanni Piantino.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

ATENÇÃO, POR FAVOR.

Hoje aconteceu um fato inusitado que me assustou.
Num dos sete ramos dos descendentes de Giovanni Piantino estava faltando uma pessoa da terceira geração. Solicitei a um colaborador na busca de dados, meu cunhado Otto, que descobrisse o nome completo da pessoa faltante e de seu cônjuge, ambos falecidos. Não é que um parente próximo da tal pessoa não quis informar os nomes (educadamente, claro).
O fato me chamou a atenção para a existência de pessoas que não gostariam de aparecer em trabalhos de genealogia.
Por isso, peço às pessoas que não quiserem aparecer ou que não gostariam que algum dado sobre elas fosse divulgado, que me avisassem se já estiverem ou se forem relacionadas, para que eu possa retirá-los. Obrigado.

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

J. GAGLIANICO JR.

Com o pseudônimo de J. Gaglianico Jr. escrevo na Coluna Opinião do jornal Folha da Manhã (www.folhadamanha.com.br) toda a quarta-feira.
Colaboro com o citado jornal desde o dia 22 de março de 2.000.
O pseudônimo é uma homenagem ao meu pai Jocílio Piantino que o usava, sem o Jr., em notas sobre os mais diversos assuntos, que enviava para os jornais de Passos.
Por isso, o nome do blog é JGaglianico.
Abri um novo marcador neste blog para postar algumas matérias selecionadas publicadas na Coluna Opinião sobre diversos temas. Espero que o novo marcador seja tolerável. Caso contrário, é só pular.
Continuo esperando a colaboração de todos os parentes para, juntos, podermos enriquecer este blog, que trata prioritariamente da Família Piantino.

DESCENDENTES DE GIOVANNI PIANTINO

Com os dados até agora conseguidos, usando o programa "Personal Ancestral File", foi possível criar um site na Internet mostrando os descendentes de Giovanni Piantino, que poderá ser acessado através deste blog em (LINKS, Descendentes de Giovanni Piantino).

Ainda pobre de dados, mas suficiente para orientar o Piantino que quiser colaborar enviando informações. A maioria das sete famílias tronco, filhos de Giovanni Piantino, tem somente descendentes até a terceira geração, por falta de informações confiáveis.

Para enviar informações de parentes ou do próprio colaborador, usar o formulário, que poderá ser ACESSADO e COPIADO deste blog em (LINKS,Formulário para informação, usando a senha 123 no site da uol) ou de qualquer outra maneira, dependendo do volume inicial dessas informações, que, seguramente, será grande.

O Formulário preenchido ou qualquer outro tipo de informação coletiva deverá ser enviado anexado à E-mail diretamente para o E-MAIL do responsável pelo blog: (rg.piantino@uol.com.br) ou para ou entregue no endereço: Rua Ouro Preto, 125; CEP 37900-008; Centro; Passos, MG.

Recebendo os dados dos colaboradores atualizarei o site "Descendentes de Giovanni Piantino" para que todos possam tomar conhecimento das novas informações.

Peço que, qualquer pessoa que detetar algum erro de informação, que me avise para que possa ser corrigido.

Aproveito a oportunidade para renovar o pedido a todos da família Piantino para que me enviem cópias de cartas, documentos, fotos, etc, que poderão enriquecer o site dedicado à FAMÍLIA PIANTINO.

domingo, 28 de janeiro de 2007

FARMÁCIA PIANTINO


Lá na Itália também tem Farmácia Piantino, na Comuna de Biella, “capital” da Província de mesmo nome, à qual pertence a Comuna de Gaglianico, terra de nossos ancestrais. Gaglianico hoje está ligada fisicamente a Biella.

Aqui em Passos, a Farmácia Piantino fundada por meu pai Jocílio Piantino, depois de seu falecimento deu cria. Dela nasceram duas farmácias. Uma situada à rua João Pimenta, 284, denominada também Farmácia Piantino, cujo proprietário é meu irmão João Batista, e a outra situada à rua Deputado Lourenço de Andrade, 678, esquina do Tula, cujo nome é Farmativa, pertencente ao meu outro irmão Jocílio Filho.

Depois deste comercial espero que meus queridos manos aumentem o desconto que me dão na compra de medicamentos.