quinta-feira, 16 de agosto de 2012

HOJE, 16 DE AGOSTO, 135º ANO DO NASCIMENTO DE MEU AVÔ JOAQUIM PIANTINO




     Gioachino Giuseppe Piantino natural de Gaglianico, região do Piemonte, norte da Itália, nasceu em 16 de agosto de 1877, filho de Giovanni Piantino e de Teresa Borri Piantino.  Veio para o Brasil com 14 anos de idade, na companhia de seu irmão Giuseppe, para encontrar-se com seu outro irmão Carlo que aqui já trabalhava há mais de um ano.
    Antes de se radicarem em Passos, os irmãos Piantino residiram em Santos, Ribeirão Preto, Franca e Cássia, trabalhando na construção civil, porque eram especialistas em edificações em alvenaria e concreto, coisa rara no Brasil daquele tempo, principalmente nas cidades do interior, onde se usavam as paredes feitas de taipa.
     A Irmandade do Rosário, precisando reformar a Igreja existente onde é hoje o Prédio da Prefeitura de Passos, tomou conhecimento de uns italianos que faziam um trabalho usando alvenaria em Cássia. Os contatou e, posteriormente, os contratou para a construção em alvenaria do frontispício e das torres da Igreja do Rosário, construídos em taipa.
     José Esteves Pereira de Mello, que era membro da Irmandade do Rosário, ficou admirado com a perícia, a disposição e a competência dos italianos. Terminada a obra, os italianos resolveram aqui se radicar e trazer o restante da família, o pai viúvo, uma irmã e três irmãos, que ficara na Itália.
     Coincidência ou não, anos depois Gioachino, que já havia se tornado Joaquim, casou-se com Anézia Pereira de Mello, neta de José Esteves Pereira de Mello. Da união nasceram nove filhos: João, José Esteves, Jocílio, Ézio, Joaquim Filho, Emílio, Pedro, Menotti e Maria Izabel.

O Terreno foi Dividido em 18 Lotes

     Joaquim Piantino foi pioneiro em vários empreendimentos industriais, na época pouco conhecidos em Passos: instalou as primeiras máquinas movidas a eletricidade para beneficiar arroz e café, para fabricar farinha e fubá e uma serraria. Fazendeiro, montou em sua fazenda uma olaria para a produção de tijolos e foi pioneiro também no fabrico de telhas tipo francesa.

Até hoje pertence aos Herdeiros de Joaquim Piantino

     Faleceu em Passos no dia 29 de julho de 1958.

Nenhum comentário: